quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Walter Pinheiro celebra inauguração de novas universidades federais na Bahia



A política de expansão do ensino superior para o interior do país, implementada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está tendo continuidade com a presidente Dilma Rousseff, foi exaltada pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA). Pinheiro destacou, especialmente, a inauguração de novo campus da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), situada no norte da Bahia.

Ele afirmou que a instituição é a primeira experiência de uma universidade instalada em três estados: Pernambuco, Bahia e Piauí. A oportunidade de ensino superior público, destacou, tem se estendido a moradores de outros estados, as divisas, como Sergipe e Alagoas. Ele informou que a Univasf abrirá novo campus na cidade baiana de Senhor do Bonfim.

O parlamentar relatou que o estado da Bahia irá receber duas novas universidades federais, a Universidade Federal do Oeste Baiano, com sede em Barreiras, e uma outra universidade, que cuja criação deve ser anunciada e deve ser instalada em Itabuna, no sul da Bahia, na região cacaueira, com campus também no extremo sul do Estado.

O senador explicou que a instituição a ser instalada em Barreiras deverá atender não somente o oeste da Bahia, mas também os estados mais próximos, como Tocantins, Goiás e Mato Grosso. Ele acrescentou que há a expectativa de sejam construídos campi em Bom Jesus da Lapa e em Luís Eduardo Magalhães.

- Espero que, a partir dessa experiência, nós tenhamos sucesso também para conseguir universidade para a região da chapada, a universidade do sertão, a expansão dos cursos, para que o nosso sertanejo no semiárido tenha oportunidade de estudar – afirmou, referindo à região central do estado da Bahia.

Da Redação / Agência Senado
 
Reproduzindo do Site: www.walterpinheiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário