Derrubar os lucros exorbitantes dos bancos é uma das pautas na agenda do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). “O Brasil precisa de juros baixos, o sistema brasileiro é um sistema nocivo à atividade produtiva. E o Brasil precisa mudar isso. Nós estamos estudando propostas de regulamentação, lei complementar para colocar limites aos ganhos dos bancos. O Brasil está produzindo para enriquecer acionistas de bancos. Nós temos que produzir para enriquecer todo Brasil e não apenas um segmento”.
Ricardo Berzoini que já foi presidente nacional da Confederação dos Bancários coloca as mudanças econômicas como prioridades de seu mandato. “Questões importantes como a questão do ICMS, e a questão da desoneração da folha em geral não apenas nos setores em crise. A questão da reforma do sistema financeiro, é um tema que eu trato a muito tempo e que eu quero ver ampliados seu debate”.
Relação governo e Congresso
Como ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, Ricardo Berzoini defende a ampliação da articulação entre o governo federal e o Congresso Nacional. “Nós precisamos trabalhar sempre para ampliar a atenção do poder executivo em relação ao legislativo. Eu já fui da executiva, e sei que às vezes a gente acaba pela agenda muito corrida, não dando o tempo necessário para um diálogo político permanente com o legislativo”.
Berzoini defende que os parlamentares também mantém a função de executores, e por isso devem ser mais ouvidos. “Deputados e senadores têm demanda legítimas, são eleitos pelo voto do povo, portanto são pessoas que tem legitimidade para pleitear e para levar as demandas do povo para o poder executivo. E é bom ter sempre canais de comunicação muito bem abertos para viabilizar esse diálogo. É preciso que o governo tenha muita atenção”.
Segundo o deputado, a articulação passa por ações de comunicação. “A troca de informações do governo é um dos fatores que colabora para o sucesso. Que a gente possa cada vez mais ter a base muito bem informada e com instrumentos de atuação”.
Fiscalização e a CPI dos Transportes
Sobre o fato da oposição tentar montar a CPI dos Transportes, Berzoini destaca que o governo do PT ampliou inúmeras formas de fiscalização. “Existe o Ministério Público, a Polícia Federal, a Controladoria Geral da União para investigar quaisquer irregularidades. A CPI tem que ser um caso muito específico, e que não seja como eu disse um instrumento da oposição. Não para investigar, mas para criar tensões na base aliada. Por isso nós somos contra a CPI, e foi muito bom que os senadores tenham tido essa responsabilidade de retirar a assinatura”.
Fonte: site PT nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário