domingo, 21 de agosto de 2011

Prefeitos se unem em busca da extensão da UFRB no Território do Sisal


Com mais de 1.500 pessoas presentes, o Consórcio dos Municípios do Território do Sisal CONSISAL realizou nesta sexta-feira, 19, uma Audiência Pública no município de Queimadas para discutir sobre a implantação de um campus no semiárido baiano. A proposta nasceu após um relatório desenvolvido pela Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, quando em 2008, apontava a necessidade de criação da Universidade Federal do Semiárido.

Visando diminuir a longa jornada nessa batalha, o CONSISAL, formado por municípios sisaleiros representados oficialmente pelos seus prefeitos, decidiu trilhar o caminho em busca da implantação de um campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, instalada em Cruz das Almas pelo Presidente Lula. Este é o meio mais rápido para a implantação de uma unidade federal de ensino superior no território sisaleiro.

O evento aconteceu no município de Queimadas, que está entre os 05 municípios pelos quais os seus gestores declararam interesse pela implantação da unidade em suas cidades.
Na disputa estão os municípios de Cansanção, Itiúba, Queimadas e Serrinha que já estão filiados no Consórcio. E Valente, que está em fase de filiação.

Com a participação de Deputados e Secretários estaduais; Prefeitos, secretários e vereadores de alguns municípios; E sociedades civis organizadas e populares. O evento também contou com centenas de estudantes que vibravam com a sensação de ver um sonho tornar-se real e brevemente serem beneficiados com perspectiva da viabilidade do projeto.
A escolha da cidade que sediará a implantação do campus será escolhida em outra oportunidade, quando o projeto estiver mais amadurecido, analisando a infraestrutura de cada um dos concorrentes e propostas dos poderes públicos municipais.

A princípio, o que vem sendo discutido são assuntos fundamentais para a conclusão do projeto.
Uma das propostas discutidas é sobre os cursos que deverão ser oferecidos. A unidade educacional deverá oferecer os cursos que se adéqüem as necessidades da região. As sugestões foram para as áreas de agronomia e engenharia e gestão ambiental. Registrou-se também as discussões antigas realizadas pelo CODES-Sisal que sugere também: medicina veterinária, geologia, recursos hídricos, e outros que sustentarão a continuidade do projeto em busca da implantação de uma multicampi constituída como Universidade Federal do Semiárido Baiano.

Sob a coordenação de José Silva – Diretor Executivo do Consisal – o evento franqueou oportunidades aos componentes da mesa. O anfitrião do evento – Prefeito Serginho – apresentou sua satisfação em fazer parte do consorcio. Recém filiado ao Partido dos Trabalhadores, Serginho apresentou alguns avanços no município, alavancados em seu governo. Ranulfo, prefeito de Cansanção, também apresentou um pouco do progresso desenvolvido em sua administração em prol dos seus munícipes e afirmou que fará o possível para pleitear a implantação da universidade em sua administrada. A “irmã Cecília” acompanhada de sua caravana de alunos, levou o dialogo para um tom descontraído e com seu jeito companheiro de ser apresentou seu interesse no projeto para sua terra. Osni, de Serrinha, democrático, apresentou seu desejo mas mostrou que o interesse maior é que a unidade seja implantado no território independente de onde seja. Serrinha já conta com um campus da Uneb. Ubaldino, gestor valentense, foi mais firme ao declarar seu interesse na disputa. Apresentando alguns pontos positivos existentes em Valente, ele disse que sua cidade está apta para a implantação do campus da UFRB.

Redação e imagem de SisalNews

Reproduzindo do site: ww.sisalnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário