O governador deixou claro em seu discurso que as ambulâncias foram indicações dos deputados, mas os responsáveis pelo recebimento das mesmas, são os prefeitos.
O governador Jaques Wagner e o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, entregaram na manhã desta sexta-feira (13), em Salvador, seis unidades odontológicas móveis e 107 ambulâncias de suporte básico para cidades baianas. Na oportunidade, foi anunciada a liberação de recursos para a construção de mais 100 Unidades de Saúde da Família, que representam investimento total de R$ 15 milhões. A entrega dos equipamentos aconteceu na sede da União dos municípios da Bahia -UPB, durante o Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica.
Os prefeitos e os vereadores dos municípios beneficiados fazem questão de destacar a importância das ambulâncias e o atendimento que elas vão prestar às comunidades. “São equipamentos novos que vão prestar relevantes serviços à sociedade e algumas vão trabalhar quase 24 horas por dia.
Conceição do Coité foi lembrado pelo deputado estadual Zé Neto que na eleição de 2010 foi o terceiro mais votado, obtendo 2.062 votos e vem trabalhando para corresponder esta confiança e a ambulância que município recebe hoje é de sua cota e ele fez questão de lembrar de Coité”, falou o vereador Betão Gordiano (PT), um dos apoiadores do parlamentar na eleição de 2010.
O vereador disse também que os três anos e quatros meses do prefeito Renato Souza conseguiu duas ambulâncias, sendo uma deles financiadas pelo DESENBAHIA e ao outra doação do estado e os vereadores da bancada da oposição, através dos deputados indicados para a população votar, Afonso Florence, federal e Zé Neto, estadual, conseguimos mais uma e lamentou a demora da prefeitura para enviar os documentos necessários para retirar o veículo do pátio, sendo uma das últimas.
O vereador Danilo Ramos (PT), um dos primeiros a apoiar Zé Neto, começando o trabalho vinculado ao parlamentar em 2006, contou ao CN que relatou com o deputado a necessidade de mais uma ambulância em Coité, pois existem apenas três e, todas elas bastante usadas. Além da ambulância, Danilo disse que os parlamentares petistas vem conseguindo encaminhar para Coité e estas ações estão melhorado a vida do povo. “Nós, mesmo sem prefeitura estamos fazendo e em alguns casos bem melhor que o prefeito, quando este deixa de cumpri com suas obrigações de gestor”, externou o vereador Danilo Ramos, enquanto pousava para uma foto junto a ambulância ao lado dos deputados Zé Neto e Afonso Florence.
Os dois vereadores ficaram preocupados durante a solenidade ao saberem que até ás 12hs os documentos solicitados para retirada da ambulância não haviam chegados e ao terminar o evento, ás 11h19min, o prefeito Renato Souza chegou a UPB e ás 12h30min, o secretário de saúde, Roberto Araújo, telefonava angustiado para Coité tentando localizar o chefe de Gabinte Eudes Mateus para saber se já havia encaminhado os documentos, pois ficou sabendo através do vereador Betão que um fax foi enviado a prefeitura dias antes comunicando sobre a entrega e até aquele momento não havia resposta.
“Há situação de se alugar ambulâncias particulares, taxis e sabemos que este custo é alto para o município e não víamos por conta do gestor municipal interesse em resolver este problema, ou seja, comprar novas ambulâncias e conversamos com o deputado Zé Neto e o nosso pedido foi aceito”, falou Danilo.
Quem fez questão de destacar a importância da ambulância para o município de Ibititá, foi o prefeito Francisco Moitinho Dourado, ” Dr Chiquinho”. Para ele o veículo será de muita utilidade para o município que, fica a aproximadamente 400 km de Feira e km 500 de Salvador. O prefeito esteve acompanhado da secretária de saúde Elizângela Dourado que disse ao CN que a ambulância já estaria servindo ao povo naquele momento, pois estaria passando na casa de apoio mantida pela prefeitura para pegar pessoas que ja receberam alta médica. O veículo foi indicado pelo então deputado Emério Resedá e reforçado pelo petista Joaci Dourado.
O prefeito de São José do Jacuípe, Almeida Villas Boas disse que a ambulância chega numa boa hora pois deverá ser colocada a serviço do distrito de Itatiaia que recentemente a que existia na localidade foi incendiada. O prefeito agradece o esforço do deputado Adolfo Meneses“.
O deputado Vando Almeida estava muito satisfeito, pois segundo ele, fez duas indicações e ambas foram atendidas. Uma foi destinada para sua terra natal Monte Santo e a outra para a cidade de Uauá.
O prefeito de Uauá Jorge Lobo, entregou as chaves do veículo ao secretário de Saúde Marcos Lobo e ressaltou que o município é bem servido nesta área, pois são cinco ambulâncias convencionais, uma do SAMU e a maioria dos casos envolvendo transferência do município são encaminhadas para Juazeiro, onde fica a central de regulação.
Lobo falou também que todas as ambulâncias do município ficam sempre conservadas pois a necessita de uma viagem para salvador dura de seis a sete horas.
O município de Pintadas também foi beneficiado por indicação da deputada Neusa Cadore, o prefeito Walcyr Rios acompanhado do presidente da Câmara Valberto, fizeram questão de pousar para a fotografia ao lado do veículo. Rios afirmou que nuca é demais uma ambulância e que servirá para apoiar ainda mais o trabalho já existente e prioritário do seu governo.
“São ambulâncias novas, que vão trabalhar em município praticamente 24 horas por dia e que até não vão quebra com facilidade, até porque vamos encontra meios, apesar das horas trabalhadas, de manter em perfeito estado de conservação. Para um município carente de infraestrutura como o nosso, é uma importância social muito grande”,levando em consideração inclusive a extensão territorial do município, declarou o prefeito ao receber a ambulância ao lado da deputada Fátima Nunes.
Antes da fala do governador Wagner, a deputada Maria Luiza Laudano entregou simbolicamente as chaves da ambulância a prefeita de Pojuca Luiza laudano, sua filha,que representou todos os prefeitos. Conheço de perto o sofrimento e angustia dos prefeitos, quando se deparam com a falta de condições de uso de um veículo que esteja ali para salvar vidas. Fui prefeita de Pojuca por três vezes e passei por esse grave problema, mas os tempos hoje são outros, nós temos carros novos e boas estradas para conservar por mais tempo, afirmou a parlamentar.
Das seis Unidades de Saúde Bucal, compostas por cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal farão o atendimento nas unidades móveis e são investidos R$ 5,6 milhões por ano na aquisição das unidades e os municípios contemplados também recebem um incentivo financeiro de R$ 3,5 mil para a aquisição de instrumentais odontológicos, como pinças, espelhos e curetas. Mirangaba na região do Piemonte da Diamantina foi uma das contempladas.
Segundo o governador Jaques Wagner, o fortalecimento da atenção básica no estado é uma prioridade de governo e para isso, um conjunto de ações vem sendo desenvolvido desde 2007, com o objetivo de ampliá-la e qualificá-la. Atualmente, a Bahia conta com 2.748 equipes de saúde da família e 1.911 equipes de saúde bucal implantadas, cobrindo 61,91% e 47,04% da população, respectivamente.
Ele lembrou também que entre 2007 e 2011, houve um crescimento na cobertura da Estratégia de Saúde da Família e de saúde bucal na Bahia de 23,70% e 55,67%, respectivamente e no mesmo período, foram implantados 124 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs), ocorrendo um aumento gradual do serviço no estado. A Bahia é o terceiro estado em número de Nasfs e o único com uma política estadual para o serviço.
“Até dezembro de 2011, a Bahia atingiu o número de 26.331 Agentes Comunitários de Saúde, presentes em 100% dos municípios, sendo que 414 municípios possuem lei regulamentando e garantindo os direitos trabalhistas. De 2007 a 2010, 329 municípios realizaram seleções públicas com o apoio do Estado”, festejou o governador Wagner.
Durante o encontro foi feita uma apresentada uma prestação de contas do Governo do Estado na área de saúde, onde foi dito que o governo Wagner vem investindo, através da formalização de convênios com os municípios, na construção de Unidades de Saúde da Família. Desde 2007, foram viabilizados recursos estaduais para a construção de 485 novas unidades, e foram entregues 354 USF, além de outras 43 reformadas. Atualmente, encontram-se vigentes 113 convênios para construção de USF, com investimento previsto de R$ 12 milhões.
No inicio de 2012, o Ministério da Saúde lançou o Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde, e 230 municípios foram contemplados com 817 projetos de reforma, totalizando um investimento superior a R$ 63 milhões.
Com relação a incentivo, houve um aumento de aproximadamente 99% no incentivo estadual no período de 2006 a 2011. Em 2006, o valor do incentivo era de cerca de R$ 24,6 milhões e em 2011 atingiu-se o valor aproximado de R$ 49 milhões.
Prefeitos, vereadores, secretários de saúde, deputados federais e estaduais, lotaram o auditório para participarem do encontro, onde foram apresentadas ações e estratégias já adotadas pelo Governo do Estado para o fortalecimento e qualificação da atenção básica no estado. O ato teve inicio ás 9h40 com a presença além do governador e do secretário da saúde, do diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto .
Na área externa da UPB, enfileiradas, estavam às seis unidades odontológicas móveis, de um total de 22 disponibilizadas este ano pelo Ministério da Saúde para municípios baianos, sendo que em 2011, três municípios do Território do Sisal, Queimadas, Cansanção e Araci, foram beneficiados e 125 ambulâncias de suporte básico, adquiridas pelo Governo do Estado, com recursos do Tesouro Estadual, que serão distribuídas a municípios, somando-se às 258 já entregues.
O presidente da UPB e prefeito de Camaçari, parabenizou o governador pelos critérios de distribuição das ambulâncias, atendendo aqueles municípios cujas existentes estavam velhas e quebravam constantemente, causando transtorno nas viagens transportando os doentes e em alguns casos, municípios com quase mil quilômetros de distâncias da capital e apesar da distâncias os casos mais graves são obrigados a serem transferidos. ‘Saúde é muito complexa e o governador Wagner tem administrado esta situação e melhorado a estrutura”, falou Caetano.Os prefeitos e os vereadores dos municípios beneficiados fazem questão de destacar a importância das ambulâncias e o atendimento que elas vão prestar às comunidades. “São equipamentos novos que vão prestar relevantes serviços à sociedade e algumas vão trabalhar quase 24 horas por dia.
Conceição do Coité foi lembrado pelo deputado estadual Zé Neto que na eleição de 2010 foi o terceiro mais votado, obtendo 2.062 votos e vem trabalhando para corresponder esta confiança e a ambulância que município recebe hoje é de sua cota e ele fez questão de lembrar de Coité”, falou o vereador Betão Gordiano (PT), um dos apoiadores do parlamentar na eleição de 2010.
O vereador disse também que os três anos e quatros meses do prefeito Renato Souza conseguiu duas ambulâncias, sendo uma deles financiadas pelo DESENBAHIA e ao outra doação do estado e os vereadores da bancada da oposição, através dos deputados indicados para a população votar, Afonso Florence, federal e Zé Neto, estadual, conseguimos mais uma e lamentou a demora da prefeitura para enviar os documentos necessários para retirar o veículo do pátio, sendo uma das últimas.
O vereador Danilo Ramos (PT), um dos primeiros a apoiar Zé Neto, começando o trabalho vinculado ao parlamentar em 2006, contou ao CN que relatou com o deputado a necessidade de mais uma ambulância em Coité, pois existem apenas três e, todas elas bastante usadas. Além da ambulância, Danilo disse que os parlamentares petistas vem conseguindo encaminhar para Coité e estas ações estão melhorado a vida do povo. “Nós, mesmo sem prefeitura estamos fazendo e em alguns casos bem melhor que o prefeito, quando este deixa de cumpri com suas obrigações de gestor”, externou o vereador Danilo Ramos, enquanto pousava para uma foto junto a ambulância ao lado dos deputados Zé Neto e Afonso Florence.
Os dois vereadores ficaram preocupados durante a solenidade ao saberem que até ás 12hs os documentos solicitados para retirada da ambulância não haviam chegados e ao terminar o evento, ás 11h19min, o prefeito Renato Souza chegou a UPB e ás 12h30min, o secretário de saúde, Roberto Araújo, telefonava angustiado para Coité tentando localizar o chefe de Gabinte Eudes Mateus para saber se já havia encaminhado os documentos, pois ficou sabendo através do vereador Betão que um fax foi enviado a prefeitura dias antes comunicando sobre a entrega e até aquele momento não havia resposta.
“Há situação de se alugar ambulâncias particulares, taxis e sabemos que este custo é alto para o município e não víamos por conta do gestor municipal interesse em resolver este problema, ou seja, comprar novas ambulâncias e conversamos com o deputado Zé Neto e o nosso pedido foi aceito”, falou Danilo.
Quem fez questão de destacar a importância da ambulância para o município de Ibititá, foi o prefeito Francisco Moitinho Dourado, ” Dr Chiquinho”. Para ele o veículo será de muita utilidade para o município que, fica a aproximadamente 400 km de Feira e km 500 de Salvador. O prefeito esteve acompanhado da secretária de saúde Elizângela Dourado que disse ao CN que a ambulância já estaria servindo ao povo naquele momento, pois estaria passando na casa de apoio mantida pela prefeitura para pegar pessoas que ja receberam alta médica. O veículo foi indicado pelo então deputado Emério Resedá e reforçado pelo petista Joaci Dourado.
O prefeito de São José do Jacuípe, Almeida Villas Boas disse que a ambulância chega numa boa hora pois deverá ser colocada a serviço do distrito de Itatiaia que recentemente a que existia na localidade foi incendiada. O prefeito agradece o esforço do deputado Adolfo Meneses“.
O deputado Vando Almeida estava muito satisfeito, pois segundo ele, fez duas indicações e ambas foram atendidas. Uma foi destinada para sua terra natal Monte Santo e a outra para a cidade de Uauá.
O prefeito de Uauá Jorge Lobo, entregou as chaves do veículo ao secretário de Saúde Marcos Lobo e ressaltou que o município é bem servido nesta área, pois são cinco ambulâncias convencionais, uma do SAMU e a maioria dos casos envolvendo transferência do município são encaminhadas para Juazeiro, onde fica a central de regulação.
Lobo falou também que todas as ambulâncias do município ficam sempre conservadas pois a necessita de uma viagem para salvador dura de seis a sete horas.
O município de Pintadas também foi beneficiado por indicação da deputada Neusa Cadore, o prefeito Walcyr Rios acompanhado do presidente da Câmara Valberto, fizeram questão de pousar para a fotografia ao lado do veículo. Rios afirmou que nuca é demais uma ambulância e que servirá para apoiar ainda mais o trabalho já existente e prioritário do seu governo.
“São ambulâncias novas, que vão trabalhar em município praticamente 24 horas por dia e que até não vão quebra com facilidade, até porque vamos encontra meios, apesar das horas trabalhadas, de manter em perfeito estado de conservação. Para um município carente de infraestrutura como o nosso, é uma importância social muito grande”,levando em consideração inclusive a extensão territorial do município, declarou o prefeito ao receber a ambulância ao lado da deputada Fátima Nunes.
Antes da fala do governador Wagner, a deputada Maria Luiza Laudano entregou simbolicamente as chaves da ambulância a prefeita de Pojuca Luiza laudano, sua filha,que representou todos os prefeitos. Conheço de perto o sofrimento e angustia dos prefeitos, quando se deparam com a falta de condições de uso de um veículo que esteja ali para salvar vidas. Fui prefeita de Pojuca por três vezes e passei por esse grave problema, mas os tempos hoje são outros, nós temos carros novos e boas estradas para conservar por mais tempo, afirmou a parlamentar.
Das seis Unidades de Saúde Bucal, compostas por cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal farão o atendimento nas unidades móveis e são investidos R$ 5,6 milhões por ano na aquisição das unidades e os municípios contemplados também recebem um incentivo financeiro de R$ 3,5 mil para a aquisição de instrumentais odontológicos, como pinças, espelhos e curetas. Mirangaba na região do Piemonte da Diamantina foi uma das contempladas.
Segundo o governador Jaques Wagner, o fortalecimento da atenção básica no estado é uma prioridade de governo e para isso, um conjunto de ações vem sendo desenvolvido desde 2007, com o objetivo de ampliá-la e qualificá-la. Atualmente, a Bahia conta com 2.748 equipes de saúde da família e 1.911 equipes de saúde bucal implantadas, cobrindo 61,91% e 47,04% da população, respectivamente.
Ele lembrou também que entre 2007 e 2011, houve um crescimento na cobertura da Estratégia de Saúde da Família e de saúde bucal na Bahia de 23,70% e 55,67%, respectivamente e no mesmo período, foram implantados 124 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs), ocorrendo um aumento gradual do serviço no estado. A Bahia é o terceiro estado em número de Nasfs e o único com uma política estadual para o serviço.
“Até dezembro de 2011, a Bahia atingiu o número de 26.331 Agentes Comunitários de Saúde, presentes em 100% dos municípios, sendo que 414 municípios possuem lei regulamentando e garantindo os direitos trabalhistas. De 2007 a 2010, 329 municípios realizaram seleções públicas com o apoio do Estado”, festejou o governador Wagner.
Durante o encontro foi feita uma apresentada uma prestação de contas do Governo do Estado na área de saúde, onde foi dito que o governo Wagner vem investindo, através da formalização de convênios com os municípios, na construção de Unidades de Saúde da Família. Desde 2007, foram viabilizados recursos estaduais para a construção de 485 novas unidades, e foram entregues 354 USF, além de outras 43 reformadas. Atualmente, encontram-se vigentes 113 convênios para construção de USF, com investimento previsto de R$ 12 milhões.
No inicio de 2012, o Ministério da Saúde lançou o Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde, e 230 municípios foram contemplados com 817 projetos de reforma, totalizando um investimento superior a R$ 63 milhões.
Com relação a incentivo, houve um aumento de aproximadamente 99% no incentivo estadual no período de 2006 a 2011. Em 2006, o valor do incentivo era de cerca de R$ 24,6 milhões e em 2011 atingiu-se o valor aproximado de R$ 49 milhões.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário