Segundo o gerente de operações da Unidade Regional de Feira de Santana, Rodrigo Queiroz, foram perfurados quatro novos poços tubulares, que aumentaram a oferta de água do sistema em 23%.
A Embasa está dando grandes passos na melhoria dos seus serviços nos municípios de Serrinha e Conceição do Coité. Desde 2008, um conjunto de ações operacionais está em execução para aumentar a oferta e a qualidade da água distribuída à população dos municípios de Serrinha, Conceição do Coité, Biritinga, Lamarão, Teofilândia, Barrocas e Retirolândia, todas atendidas por um Sistema Integrado de Abastecimento de Água. Dos resultados das ações já concluídas, o destaque fica por conta das duas mil famílias que passaram a ter acesso a água tratada na região.
Segundo o gerente de operações da Unidade Regional de Feira de Santana, Rodrigo Queiroz, foram perfurados quatro novos poços tubulares, que aumentaram a oferta de água do sistema em 23%. O monitoramento das redes distribuidoras e a correção sistemática de vazamentos contribuíram para a redução de perdas. “Reduzindo as perdas de água, conseguimos melhorar a eficiência dos nossos serviços e ampliar a oferta efetiva para todo o sistema. A comunidade é a nossa grande parceira, evitando o desperdício”, explica.
A substituição de redes, instalação de válvulas reguladoras de pressão, implantação de estações elevatórias (bombas) e maior eficiência na manutenção preventiva das adutoras de todo o sistema possibilitaram a melhoria e expansão do atendimento.
Conceição do Coité – O fornecimento de água foi regularizado nos bairros Nova Esperança, Sonho Meu, Loteamento Ouro, Alto do São João e Bairro da Mansão, beneficiando 250 famílias no município de Conceição do Coité.
A água tratada chegou pela primeira vez no Loteamento Kasulo e nas localidades de Amorosa, Brejo e Riacho dos Martins. Já na comunidade de Aroeira, a implantação de uma estação elevatória melhorou as condições de abastecimento.
Em Coité, a substituição de redes antigas, com altos índices de quebramentos, também é uma realidade. As comunidades de Lagoa Seca, Água Boa, Tabuleiro, Açude de Itarandi e Ponto da Pinha já tiveram suas redes substituídas e, dentro de três meses, os povoados de Tapera, Quixaba, Tanque Novo, Cantinho e Goiabeira também já terão redes novas.
Serrinha – Só de 2010 pra cá, 410 famílias, nas localidades de Campinas, Varjota e Residencial Serrinha, passaram a receber o serviço de abastecimento de água da Embasa. No total, foram 7.200 metros de tubulações implantados para melhorar a qualidade de vida dessas comunidades que não tinham acesso a água tratada e canalizada.
Na sede municipal, o resultado das ações pode ser constatado na regularização do fornecimento em locais onde as baixas vazões da rede distribuidora provocavam longos períodos de falta d’água. É o caso dos bairros Cidade Nova, Barro I e II, Catespero e Nova Brasília, onde 300 famílias foram beneficiadas com a melhoria. Em todos esses serviços a Embasa somou mais de 20 mil metros de redes implantados.
Na zona rural, antigas redes de distribuição foram substituídas em oito comunidades, propiciando um melhor abastecimento e redução do desperdício de água. Algumas dessas comunidades, como Malhada do Alto, Chapada e Mato Fino também participaram de reuniões comunitárias promovidas pela Embasa no intuito de instruir e incentivar o uso racional da água.
Ampliação Geral – Está em andamento obra de ampliação geral do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Serrinha/Conceição do Coité. Com um investimento de R$ 42 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o empreendimento contempla intervenções como a perfuração de cinco poços tubulares, além da implantação de adutoras, estações elevatórias (bombas) e reservatórios.
A obra deve ser inaugurada no próximo ano e vai trazer um volume ainda maior de água, possibilitando melhoria no processo de distribuição e o atendimento a novas demandas nos municípios pertencentes ao sistema.
Assessoria de Comunicação
Reproduzindo do site: www.calilanoticias.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário