terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Luz para Todos fará mais de 400 mil novas ligações elétricas até 2014, diz Dilma


A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta segunda-feira (27), a meta do governo federal em fazer mais de 400 mil ligações de energia elétrica até 2014, através do programa Luz para Todos. Ela destacou que, no ano passado, quase 1 milhão de pessoas que vivem no campo, em assentamentos da reforma agrária, nas aldeias indígenas, e nas comunidades quilombolas e ribeirinhas foram beneficiadas.
A meta está dentro da previsão do Plano Plurianual (PPA 2012-2015), relatado pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA) e aprovado pelo Congresso em 20 de dezembro de 2011. “O planejamento de médio prazo do governo definiu a prioridade na área social, com R$ 2,58 trilhões. Aí, por exemplo, está a inclusão de 495 mil domicílios rurais no Luz para Todos. Assim também a expansão da internet banda larga para 40 milhões de domicílios, a inclusão de mais 800 mil famílias no Bolsa Família e a construção de 2 milhões de casas com o Minha Casa, Minha Vida”, explica o senador.
Dilma lembrou que, desde 2003, quando foi criado, o programa já levou energia elétrica para quase 12 milhões de pessoas em todo o país. “Já fizemos muito, mas agora ainda temos um desafio grande, que é o de levar energia elétrica, luz elétrica para as pessoas que moram em lugares de acesso mais difícil, em áreas isoladas, no meio da floresta e em serras e ilhas”, disse a presidente.
Ela contou que, para levar postes de energia e transformadores para a Serra do Cafundó, no Ceará, foi preciso usar um helicóptero, porque não havia estradas para transportá-los. Já os fios que formam a rede de distribuição de energia foram carregados em jegues. E as 30 famílias que vivem na Serra do Cafundó têm luz elétrica desde o Natal do ano passado.
Uma das estratégias do governo para os próximos meses será o uso de novas tecnologias, como postes de fibra de vidro, que pesam menos que os de concreto e podem flutuar na água, facilitando o transporte por rios. “O Luz para Todos é um dos caminhos para melhorar a qualidade de vida, garantir cidadania, dar oportunidades de crescimento a todos os brasileiros”, concluiu.
Com informações do blog do Planalto e Agência Brasil
foto: 
Roberto Stuckert Filho/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário